Biografia Discografia Extras Contactos In Nomine

Biografia

José Campos e Sousa é um compositor e intérprete Português nascido em Lisboa, no dia 25 de Maio de 1947.
Começou a sua vida musical nos anos 60, influenciado pelas tendências da época: Beatles, Brassens, Ferré, Brel, Reggianni, Aznavour e também Bossa Nova.

Em 1975 optou por uma carreira a solo, interpretando fundamentalmente temas compostos por si sobre textos de grandes poetas portugueses: Camões, Pessoa, António Sardinha, Torga, David Mourão Ferreira, Vasco Graça Moura, Rodrigo Emílio, Fernando Tavares Rodrigues, José Alberto Boavida, Diogo Pacheco de Amorim e António Tinoco entre outros.

As suas composições musicais incluem:

As séries de televisão “Veneno de Sol” e “Catavento”, sendo autor dos poemas da segunda e intérprete de ambas.

A partitura musical da Missa em Fado “Quando o Fado é Oração”, interpretada pelo Grupo In Nomine, do qual foi membro fundador.

A música para a peça “Judite, Nome de Guerra”, de Almada Negreiros, levada à cena no Teatro S. Luís, em Lisboa, por ocasião do Festival Internacional de Teatro, tendo sido também um dos intérpretes.

A partitura musical do espectáculo “Lágrima”, cantado pelo Grupo “In Nomine” no âmbito das celebrações dos 650 anos sobre a morte de Inês de Castro - “Ano Inesiano da Cultura”.

A partitura musical do Hino dos Fuzileiros que faz parte do reportório oficial da Banda da Armada.

Hoje a sua vida musical concentra-se em trabalhos temáticos sobre grandes poetas ou assuntos que lhe são especialmente caros: “Nossa Senhora na Poesia Portuguesa”, A Monarquia, “Portugal”, “O Amor”, “Lisboa”. A sua carreira a solo tem sempre presente a poesia de Fernando Pessoa, quer em espectáculos, quer na discografia.

Em 1985, por ocasião do cinquentenário da morte do poeta, editou “Em Pessoa”, em colaboração com Maria Germana Tânger e Luís Pavão, trabalho prefaciado por António Quadros.

Em Dezembro de 2008 editou um CD comemorativo dos 120 anos de Pessoa - “Mensagem À Beira-Mágoa”.

Jose Campos e Sousa está presentemente a preparar um trabalho sobre a tradução de Fernando Pessoa do poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe.

No âmbito das comemorações dos 80 anos de David Mourão-Ferreira, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Oeiras, produziu e interpretou um espectáculo dedicado ao poeta.

Fez parte do Coro de Música Polifónica Cappella Olisiponensis Basilicae Martyrum.

A mezzosoprano polaca Joanna Dobrakovska interpreta uma Avé Maria da sua autoria integrada no espectáculo “Avé Marias de todo o mundo”.

6 NOV 2009
6ª feira, 21H30, Universidade Lusíada, Lisboa. Com a colaboração do Contrabaixista Gonçalo Couceiro Feio e quadros da Pintora Gabriela Marques da Costa.

13 NOV 2009
6ª feira, 21H30, Igreja do Sacramento ao Largo do Carmo, Lisboa.

04 DEZ 2009
6ª feira, 21h30, Palácio da Independência ao Largo de São Domingos, nº 11, Lisboa. Com a colaboração do Contrabaixista Gonçalo Couceiro Feio.

20 FEV 2010
Sábado, às 18h, Palácio da Independência ao Largo de São Domingos, nº 11, Lisboa. Lançamento do livro “Antologia Poética de Rodrigo Emílio”.

21 MAR 2010
Domingo, pelas 15 horas, na Arte na Linha (Av. General Carmona n.º 11, no Estoril), a apresentação do livro de uma selecção de poemas da poetisa Fernanda de Castro: “Alma, Sonho, Poesia”, pela Fundação António Quadros. Interpretação de poemas de Fernanda de Castro e de António Quadros.

 
 
Voltar à entrada